martes, 27 de octubre de 2009

Charles et George

GeneAll.net - Luís Carlos Garcia de Miranda- Margão e Rio de Jan -
Luís Carlos Garcia de Miranda, foi baptizado em 21 de Abril de 1827 na freguesia do Santissimo Sacramento da Antiga Sé no Rio de Janeiro. Era filho natural de Maria Cândida de Jesus Silveira, solteira, e de Joaquim de Santa Ana Garcia e Miranda, que perfilhou o filho.Foram testemunhas Ignacio Manuel da Silva e José Joaquim de Santa Ana. Nascera a 19 de Agosto de 1826. O pai era natural de Margão, então Índia portuguesa.Este Luís Carlos Garcia de Miranda veio a ser juíz do Supremo Tribunal de Justiça em Portugal.Em 6-02-1858 teve na ilha de Moçambique de Maria Joana de Almeida, solteira, uma filha, Maria Joana Garcia de Miranda Castelão. Maria Joana de Almeida faleceu quatro dias depois .Luís Carlos casou com Ana Maria do Nascimento Garcia de Miranda, que terá falecido antes de 1875. Sei que tiveram descendência.Foi procurador régio, exerceu funções em Moçambique e Angola, foi Presidente do Tribunal da Relação dos Açores e celebrizou-se num célebre processo anti-esclavagista conhecido como "Charles et George".Faleceu em 1903.
NOTA DEL PESQUISADOR:
Conselho do Governo no Palácio de S. Paulo, em 19 de Junho de 1866.= Luís Carlos Garcia de Miranda, juiz de direito, presidente.=Jacinto Henriques de Oliveira, tenente coronel.=Padre Joaquim da Virgem Maria, administrador interino da Prelasia.= Frederico Carlos da Silveira Estrela, escrivão interino da Junta da Fazenda.=José Zeferino Xavier Alves."
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2009/08/dia-da-escravatura-ilha-de-mo%C3%A7ambique-acolhe-comemora%C3%A7%C3%B5es2.html

No hay comentarios:

Publicar un comentario