martes, 27 de octubre de 2009

1862-Navio francés en RIO con posibles "engajados libres" de Mascarenas(Moringue Reunionés)

NOTA DEL PESQUISADOR :El navío francés CHARLES et George se dedicaba a la trata de esclavos entre Mozambique,Mascarenas,Isla Reunión y también Brasil.
Vecherni si︠e︡nki‎ - Página 607 Kiril Khristov - 1861 - 94 páginas (TRADUCCIÓN AL ESPAÑOL)
........Alrededor de noviembre 20 de 1857, un buque francés, el de CHARLES et GEORGE de Saint-Malo, comandado por el capitán Rouxel, apareció en las aguas de Mozambique. Había abandonado hace dos meses la isla de la Reunión para ir reclutar a los negros libres en Madagascar, Comoras y la costa oriental africana.

RECORTE LIBRO:
Apologia perante o governo de Sua Magestade Fidelissima‎ - Página 40 João Baptista Moreira - 1862 - 399 páginas
... escravos à guisa de Charles et George. Quero por factos convencer ao Sr. ... algumas idéas sobre a emigração portugueza para o Brasil , fora desse campo

2 comentarios:

  1. As propostas para capitães mores e sargentos mores foram approvados pelo governador geral, e no fim de janeiro de 1858 chegaram os respectivos diplomas interinos a bordo do hiate Dezoito de Maio, os quaes foram depois entregues aos Regulos com a seguinte formalidade. Said-Ali foi prevenido para este fim, e estando tudo disposto para este acto, desembarquei pelas 10 horas da manhã do dia 16 de fevereiro, acompanhado dos officiaes, tropa, e colonos, ficando algumas praças guarnecendo o Dezenove de Maio, e mais tres lanchas; salvando estas embarcações, embandeiradas em arco, por occasião de se saltar em terra. Com as maiores demonstrações de respeito. fomos recebidos na praia pelo Regulo, por outros seus subordinados, e por numerosos indigenas, marchando muitos delles na frente, dançando batuques, e tocando varios instrumentos cafres, até á porta da residencia do mesmo Regulo, onde já estava collocado o mastro para se arvorar a bandeira nacional. Então achando-se a força militar formada em linha disse em alta voz, que auctorisado pelo Governador geral ia ler, e entregar os diplomas interinos ao capitão mor de Mussange Said-Ali, e aos mais individuos, que foram conjunctamente agraciados, bem como a bandeira portugueza, que foi em seguida içada, observando-se neste acto as cerimonias do costume, como consta do respectivo termo 9. Depois a força militar ficou em descanço mais de 4 horas, durante as quaes tivemos batuque e outros divertimentos cafrees, onde a nossa força unida aos indigenas se confundiram amigavelmente………………………………………………………………………….. Finalmente pelo diario, que apresentou o commandante dà colonia até ao fim de dezembro de 1857, por um dos mappas, que semanalmente era obrigado a remetter para a secretaria o empregado das obras publicas, e pelo relatorio mensal que ao fiscal da fazenda lhe foi ordenado fazer, o que tudo se acha registado na secretaria do governo do districto, se conhece a regularidade, por que foi organisado o serviço em Pemba.
    FUENTE: (PAG 21-22)Supplemento Memoria Descriptiva E Estatistica Do Districto de Cabo Delgado: Com Noticia Cerca Do Estabelecimento Da Colonia de Pemba, Jeronymo Romero, BiblioLife, 2010 - 182 páginas
    http://books.google.com/books?id=eYILAAAAIAAJ&dq=BATUQUE&hl=es&source=gbs_navlinks_s

    ResponderEliminar
  2. No dia seguinte, 24, o vapor BorNeo levantava ferro e seguia para Quilimane. Quando passava defronte da praça de S. Sebastião, foi saudado pela bandeira nacional, que desceu e subiu tres vezes, cahindo na ultima rapidamente.
    Então muita gente, subindo aos parapeitos, gritou enthusiasmada e commovida:
    —Viva a expedição da Zambezia!
    -Viva!Ao longe ouvia-se o cantar plangente dos cafres; os tambores rufavam sem intermittencia: era um batuque festejando o dia do S. João.
    o dia 2 o vapor Burneo fundeou na altura de QuilimaNe. A entrada era impossivel, porque o navio demandava muita agua, e a barra tem pouco fundo.
    .....De bordo arriou-se um escaler, em que embarcou o segundo piloto, para ir a terra participar a chegada do vapor.
    ......No dia seguinte veio a bordo o governador de Quilimane, e de tarde começou o batalhão de caçadores da Zambezia a passar do vapor para bordo d'uma pequena escuna ancorada a curta distancia.

    FUENTE:(PAG 13-14) Recordações da expedição da Zambezia em 1869: consideravelmente augmentada e precedida d'uma carta do ... Augusto de Castilho, José Joaquin Ferreira
    Typographia Progresso, 1821 - 142 páginas

    ResponderEliminar