lunes, 27 de diciembre de 2010

1865-Entrada de Capoeiras livres

Anais do Senado, Volumen 1 ,Brazil. Congresso Nacional. Senado Federal, Brazil. Parlamento. Senado, Impr. Nacional, 1865

SESSAO EM 12 DE JUNHO DE 1865(PAG67)


ORDEM DO DIA

Basta o mal que nos causou a nio exei-ução da referida lei de 1831, que determinou que os africanos apprehendidos fosêem transportados para logares donde vierão e que o govemo achava-se autorisado a fazer um tratado com as autoridades da costa d'Africa, afim de os receber. O governo não cumpriu a lei, e pretextou que as autoridades africanas os não queriao receber, e que seria deshumano lança-los em um paiz bárbaro e sem protecção; nada disso era exacto, porque muitas embarcaçoes têm sabido dos nossos portos carregadas de africanos libertos, que voluntariamente se têm transportado para a costa de África, sem que se dessem os inconvenientes que allegou o governo para serem transportados os africanos apprehendidos depois da cessação do trafico.

Hás o que é de notar é que o governo, em vez de proteger a sabida desses africanos, que voluntariamente procurão partir para a África, ao contrario, porta-se indifferente aos embaraços que encontrão os mesmos africanos.

Senhores,eu procurei saber de alguns africanos que tinhao de partir para a costa de África, quanto lhes custava o passaporte ; disserão-me que custava na policia 18$. Entendo, pois, que o governo deve dar providencias para que se dém de graça esses passaportes aos africanos que quiserem sahir do Brasil, e o governo que recebeu uma grande somma dos seus salários não se deve negar a este beneficio. Não digo que a policia exija I8$, mas o que é verdade è que atravessadores, ou corretores augmentao as difficuldades a esses africanos que não sabem e nem podem entrar livremente nas repartições e sujeitão-os a pesadas exigências.

Entendo, pois. que o governo na concessão que o corpo legislativo faz desta subvenção de 200:0000$, deve estabelecer algumas condições, algumas medidas para que não se augmente os ladroes de quimtaes, os capoeiras, os seductores de nossas escravas; e isto, senhores nos fará maior mal do que quantos projectos se possa apresentar aqui no senado acerca da escravidão.

http://books.google.es/books?pg=RA5-PA13&dq=capoeiras&id=11cPAQAAIAAJ#v=onepage&q=capoeiras&f=false

No hay comentarios:

Publicar un comentario